Image Map Image Map

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Nem só de felicidade é feita a vida

Vejo muitos textos e frases nos aconselhando para aproveitar cada momento como se fosse o último, viver o hoje sem pensar no ontem ou no amanhã, não desperdiçar segundos de vida com tristeza, essas coisas todas sobre viver a vida. Pois bem, não vou discordar, seria muito bom aproveitar a vida ao máximo, viver o hoje intensamente e estar sempre feliz. Existe apenas um pequeno porém que todos esses conselhos bobos esquecem de nos dizer: nem só de felicidade é feita a vida!
Vivemos o hoje com a alegria, mas ao contrário do que dizem, devemos sim! pensar no ontem e no amanhã. Relembrar o passado pode nos trazer lembranças ruins, mas às vezes é o único jeito de aprendermos com nossos erros e nos entendermos melhor para viver um bom amanhã. E se pararmos para pensar direito, o amanhã depende de hoje, e tudo nessa vida tem consequências. Não podemos simplesmente fazer o que bem entendemos e foda-se (perdoem o linguajar) as consequências. Ao mesmo tempo, não podemos deixar o futuro tomar conta do presente, uma fração de segundo que antes mesmo que você perceba, já se tornou passado.
A questão é manter tudo em equilíbrio. Usar o tempo em nosso favor e só isso, sem mais complicações. Aprenda com os erros de ontem para não repeti-los em um futuro próximo (ou distante, quem sabe). Aproveite esssa fração de segundo que você está vivendo exatamente agora e torça para que ainda venham várias outras milhares de frações de segundo para você aproveitar ainda mais. E acima de tudo, não se preocupe exageradamente em aproveitar ao máximo cada segundo da sua vida, permita-se estar triste de vez em quando. Momentos de tristeza fazem parte e, querendo ou não, nos fortalecem, fazem parte do processo de aprendizagem. Pode confiar, faz bem.

3 comentários:

  1. Você está coberta de razão. É hipocrisia ignorar os nosso momentos tristes, ou esperar que apenas o tempo concerte nosso erros passados. Ele pode até fazer isso, mas o que nos impede de errar novamente é o que aprendemos com eles. Beijos ;*

    ResponderExcluir
  2. Vemos muitas mensagens entusiastas por aí...mas, a verdade é que a vida não é nenhum mar de rosas...
    Estou seguindo ;)

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Tem algo para compartilhar? Sinta-se à vontade. Vou adorar saber o que passou na sua cabeça enquanto você lia esse post.