Image Map Image Map

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Hipocrisia

Todos os dias aconselhamos alguém, pregamos nossos valores e compartilhamos ideias que se fossem cumpridas e seguidas à risca, provavelmente viveríamos em um mundo que chegasse perto do conceito de perfeição. Julgamos os outros por serem ou fazerem algo que muitas vezes nós também somos ou fazemos. Dizemos algo e agimos em desacordo com nossas palavras. Estaríamos então sendo hipócritas? Viveríamos nós em um mundo de hipocrisia? 

Verdade seja dita se conceituarmos hipocrisia como "fingir sentimentos, crenças, virtudes, que na realidade não possui" eu diria que de certa forma, somos sim todos hipócritas. Mas não se ofenda, nós também somos muitas outras coisas que julgamos serem ruins, somos falsos, interesseiros, fúteis, preguiçosos, covardes, preconceituosos, sem cultura, egoístas e uma lista sem fim de adjetivos "ruins". Adjetivos que muitas vezes reprimimos por considerarmos de "mau caráter". Adjetivos que depois de reprimidos, quando observados em outra pessoa, são mau vistos e julgados, esquecendo-nos de que nós também os temos dentro de nós.


Pensando bem, pode ser que não sejamos hipócritas, talvez a hipocrisia seja parte de quem somos, e justamente por ser parte de nós, não seja mais considerada hipocrisia, e sim uma característica comum a todos os seres humanos. Afinal, somos hipócritas ou não?

6 comentários:

  1. Adorei o post, realmente muitas vezes ficamos olhando os defeitos dos outros sem darmos conta de que também os temos, acho isso muito feio tanto que procuro não julgar ninguém, já aprendi essa lição!
    Obrigado por votar o meu blog, Luisa.

    Bjin*

    ResponderExcluir
  2. Todos somos um pouco hipócritas, assim como todos somos um pouco preconceituosos, egoístas etc. É a natureza humana. Defeitos existem para nos tornar humanos. O que não quer dizer que necessariamente somos maus por isso: cada um tem um lado bom e um lado mau; pena que nem todos sabem se equilibrar.
    Ficou lindo esse layout. Combinou muito com o conteúdo do blog. *-*
    Bjo.

    http://miasodre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que somos hipócritas sim, pelo menos em uma partezinha. Mas eu não vejo isso como algo ruim, afinal todos temos defeitos e isso é algo super natural!

    Beijos,
    http://rockmyshoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Que texto real,acho que essa é a palavra que julga, eu acho que hipocresia e uma caracteristica que a sociedade nos deixa como herança

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente. Somos hipócritas, uns mais outros menos e isso não vai mudar, pelo ao menos na minha opinião. O que vale fazer é averiguar nossos atos, mudar coisas ruins dentro de nós e seguir em frente! Parabéns pelo texto!

    http://creativityandpersonality.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de responder todos os comentários de vocês, então respondo com um só. Vocês todos entenderam muito bem a ideia do texto, fico feliz. Eu acredito que seja tudo uma questão de equilibrar nossos defeitos e qualidades. Beijão pra todos.

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Tem algo para compartilhar? Sinta-se à vontade. Vou adorar saber o que passou na sua cabeça enquanto você lia esse post.