Image Map Image Map

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Volta às aulas: caderno ou fichário?

 Na volta às aulas ficamos todos animados para escolher o material novo, pegar nos livros, comprar canetas coloridas, etc. o grande problema está na hora de escolher o caderno: muitas pessoas ficam na dúvida entre o caderno comum e o fichário. E se escolhem o caderno, quantos compram, de quantas matérias, ficam na dúvida se vai ser o suficiente ou não. Resolvi fazer um comparativo dos dois (com um bônus no final) para, quem sabe, esclarecer a cabecinha de vocês.

Vantagens do caderno: ótimo para os desorganizados que vivem perdendo folha, rasgando amassando, etc. Está tudo "colado" junto.
Desvantagens do caderno: justamente por estar tudo "colado", o caderno não te possibilita retirar ou acrescentar mais folhas, ou seja, você vai ficar carregando o peso do ano todo até o dezembro. Fora isso, há sempre a possibilidade de as folhas acabarem e você precisar ficar com a matéria divida em dois cadernos: péssimo na hora de estudar.

Vantagens do fichário: chega de peso, chega de matéria dividida. Com o fichário você pode ficar apenas com a matéria que está sendo estudada e algumas folhas para exercícios. Tudo vai estar com a quantidade de folhas que precisa.
Desvantagens do fichário: requer muita organização. Nesse tira folha, bota folha, você pode perder algumas importantes, e ninguém quer passar aperto na hora de estudar, certo? Sem contar que o fichário é um trambolho enorme.

Ainda ma dúvida? Hora do bônus! 
Descobri faz um tempo o caderno-fichário, solução de todos os nossos problemas. Como? Ele tem a aparência de um caderno mas o tradicional aramado dá lugar a 4 pequenas argolas que abrem e fecham. Ou seja, sem matérias divididas, sem desperdício de folha e sem peso do ano todo. Uma maravilha, não? Quanto a organização, o caderno-fichário ainda vai exigir um pouco, mas como as argolas são separadas, toda vez que você quiser tirar uma folha vai ter que abrir todas as argolas, uma por uma, ou seja, vai pensar duas vezes antes de abri-lo. O que pode ser uma vantagem ou desvantagem, cabe a você decidir. Ah, e você também pode mudar a capa do caderno, legal, né?
Onde comprar?
Isso vai depender de cidade para cidade, mas eu vi na Zapp e na Saraiva. O site da Tilibra pode de indicar melhor, basta clicar AQUI.

Agora que você já está com a cabeça resolvida, dá uma olhada nesse outro post que tem várias dicas para ter um caderno de dar inveja.

16 comentários:

  1. O que me mata nos fichários é o armador! ashauspor isso prefiro cadernos, e acabo usando uns 4 o ano inteiro
    !
    Gostei de seu post, inclusive eu acabei de fazer um sobre oque usar na volta às aulas:
    http://oicarolina.wordpress.com/2012/01/18/o-que-usar-na-volta-s-aulas/
    comenta lá
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu já usei os dois,caderno e fichario, mas atualmente eu estou preferindo e usando caderno. Quando eu usava fichario,por mais cuidadosa que eu era,as folhas rasgavam,então o fichario não deu certo.
    Obrigada por visitar e comentar no meu blog.
    http://amigasemgrupo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até que me dei bem com o fichário, apenas algumas folhas rasgaram, e assim que isso acontecia, eu coloca um adesivo próprio.

      Excluir
  3. Eu já usei os dois, mas eu prefiro o caderno, acho mais organizado e dificil de rasgar as folhas. Ainda mais eu, que sou estabanada.
    Adorei o post.
    http://senhoritaliberdade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oie, estou começando com o meu blog agora e gostaria muito da sua visita.

    http://contemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Sempre usei caderno.
    Mas este caderno fichário é uma boa ;P

    ResponderExcluir
  6. Ai flor, eu sou super desastrada, prefiro com certeza caderno, hahah mesmo nunca tendo usado fichario por achar chato vejo que muita gente tem problemas com eles, não gosto!
    Obrigada pelo seu comentário, sua opinião por lá é sempre bem vinda, volte sempre ^^

    Blog Mundo da Moda

    kisses♥

    ResponderExcluir
  7. Oii Luisa, o blog tava mudando o lay por isso ficou um tempo fora do ar, se puder votar no Dear Diary Sucker em http://sapatosdeveludo.blogspot.com/ ficaria muito feliz, obrigada!!!
    Bjin*

    ResponderExcluir
  8. Usei muito caderno no fundamental, mas na 7ª série decidi experimentar o fichário e nunca mais larguei. Esse ano vou comprar outro, haha. Muita gente realmente se dá mal com fichário, mas como eu sou bem organizada, é um paraíso.
    Beijos (:
    PS: Fiquei APAIXONADA pelo caderno da primeira imagem *------------*
    http://herlovelyheart.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Na minha 5° série quando eu podia escolher entre um e outro eu fiquei super animada em ter um caderno grande e tals, não demorei mais que 2 meses e mudei pra fichário e desde então há um amor sem igual entre nós, rs. Não aguento caderno, não sei porque... fichário é tão mais legal e lindo e interessante, sl.
    http://primeirapessoa-dosingular.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi,eu também prefiro fichário,no momento estou usando caderno e não aquento mais.também tenho um blog:http://mundinho-s2.blogspot.com.br/.obrigada,e amei seu blog!

      Excluir
  11. Eu estou em dúvida, até pq eu sempre usei caderno separado e dava o ano todo, é claro, mais a 4 e a 5 serie eu usei caderno de matéria e no meio do ano algumas materias acabaram e eu tinha q comprar outros cadernos, e então agora na 6 serie eu estou em duvida, meus familiares falam q caderno fichario é ruim pq os grampos onde se colocam as folhas se desprendem, e no meio do ano tem q comprar outro, e falam que caderno é bom, mais eu discordo deles pq... eu já citem o motivo e eu sou bem organizada então opito por CADERNO-FICHÀRIO......

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Tem algo para compartilhar? Sinta-se à vontade. Vou adorar saber o que passou na sua cabeça enquanto você lia esse post.