Image Map Image Map

quinta-feira, 1 de março de 2012

Como ir bem nas provas de exatas

Eu sei que muitos tem dificuldade com exatas, é só falar em física, química ou matemática que o desespero bate, certo? Ao contrário dessa grande maioria, desde pequena eu sempre adorei matemática e costumava ir muito bem nas provas. Achar o x acabou se tornando um jogo de adivinhação, quase um passatempo. Assim como todo mundo, de vez em quando eu tenho minhas dúvidas e não consigo entender a matéria, mas com um pouco de esforço tudo fica bem.
Estou falando disso tudo porque minhas provas estão chegando (tá explicada minha ausência por aqui) e eu imagino que muito provavelmente vários de vocês estão na mesma situação, foi aí que eu pensei em elaborar um post dando dicas de como estudar direito e ir bem nas provas. Decidi começar com matemática devido à minha óbvia facilidade com a matéria. 
Lembrando que, como eu disse nesse post aqui, é tudo uma questão de querer. Não adianta ficar triste porque não foi bem se você nem ao menos se esforçou. Para tirar nota boa, é preciso estudar, e muito! 
Vamos começar com as dicas básicas que valem para qualquer matéria, qualquer prova e qualquer estudo:
-Durma bem. Sim, dormir pelo menos 7h/8h por dia é fundamental. Dormir ajuda você a relaxar por um tempo e acordar bem disposto para o próximo dia de aula.
-Se alimente bem. É como dizem, somo o que comemos, e os alimentos também influenciam no nosso raciocínio, boa vontade, humor, etc. Também é muito importante tomar café da manhã. Esse desejum é uma das refeições mais importantes do dia e por isso é fundamental que você se alimente bem antes de ir pra escola. Procure sempre comer muitas frutas, vegetais e fibras.
-Nunca estude de véspera. Eu sei que pra muita gente é difícil sentar e estudar sem ter prova no dia seguinte, mas é importante começar os estudos pelo menos uma semana antes das provas, além de você já ir aprendendo a matéria, dá tempo de tirar as dúvidas com o professor.
-Preste atenção na aula. Às vezes dá vontade de ficar de bobeira, conversando com os colegas e sem fazer nada, mas infelizmente isso irá te prejudicar. Pegar o passo a passo de cada exercício ou entender a sequência dos fatos é importante. Além do mais, vai que o professor dá aquela dica e você não escuta?
-Faça o dever de casa. Fazendo o dever sempre em dia, você estará estudando sem nem perceber. O dever é uma ótima forma de medir seu conhecimento sobre a matéria.
Agora partindo para exatas, a minha principal dica é: faça muitos exercícios. Quanto mais você treinar, melhor você vai ficar. É muito importante fazer vários exercícios porque cada um te ensina uma coisa diferente. O grande truque da matemática é saber o que fazer com cada tipo de enunciado, e isso você só aprende treinando. Fora isso, uma boa dica é procurar exercícos na internet ou com colegas e outras escolas, muitas vezes, cai uma questão igual na prova. Também vale pedir para o seu professor alguma ficha com exercícios complementares, ajuda muito.
Outra dica é separar uma folha do caderno para anotar todas as fórmulas que você provavelmente vai precisar para resolver os exercícios. Fazendo isso, você acaba decorando as fórmulas aos poucos e não corre o risco de esquecer um sinal na hora da prova. Sem contar que é muito prático.
E o que fazer quando temos que decorar a função de cada substância? Nessas horas, uma tabela pode ajudar muito. Fica muito mais fácil de visualizar e bem mais organizado, vamos combinar.
Bom gente, eu acho que essas são as principais dicas, daqui a pouco sai um post falando sobre como estudar para as humanas. E vocês, como vocês estudam para exatas? Vocês gostam? Se dão bem?

5 comentários:

  1. Eu amava matemática e física. Só não escolhi engenharia porque isso é mais um prazer meu.. Não me imaginava fazendo isso como profissão UDHASDHA As dicas são ótimas. Realmente, resolver exercícios é a melhor forma de estudar essas matérias :D
    http://trinitrotoluenohead.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. adorei as dicas,realmente muito boas como todos os seus posts :) engraçado,mas matemática e uma das únicas exatas que gosto,vamos concordar que e bem melhor que física nao e?!

    ResponderExcluir
  3. Amei as dicas *-* seu blog é lindo e já estou seguindo. http://deardoll.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas! eu amo de paixão química! concordo é tudo uma questão de esforço, senão tudo é em vão

    ResponderExcluir
  5. Procure prestar atenção pelo menos no dia de matéria nova, copie todos os dados, pratique no dia e na véspera da prova/teste, dê uma lida básica, gato(a), não cole, é a pior coisa do mundo e não é correto. Beijos da Lolô

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Tem algo para compartilhar? Sinta-se à vontade. Vou adorar saber o que passou na sua cabeça enquanto você lia esse post.