Image Map Image Map

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Claude Monet

Quem aqui nunca ouviu falar do pintor francês, famoso impressionista, Claude Monet? Talvez você possa não se recordar no momento, mas tenho certeza de que alguma coisa você ja ouviu sobre esse "cara". Pois bem, tive a maravilhosa oportunidade de poder aprofundar meu conhecimento sobre o pintor. Apos três horas de fila em frente ao Grand Palais com uma temperatura razoalvelmente agradável -14°- eu pude, finalmente, entrar dentro da exposição. Pelo tempo de espera na fila eu não preciso nem dizer que as enormes salas estavam lotadas de gente -um grupo de visitantes vieram da Alemanha so para ver a exposição! E se vocês estão se perguntando se esse tempo todo de espera valeu à pena, podem ter certeza, valeu, e muito! Munida de salas e salas enormes, a exposição mostrou quadros desde o inicio da carreira do Monet até a sua morte -todos incrivelmente bonitos. E la se foram mais três horas, de muita apreciação, é claro. 
Saiba mais sobre o Monet:

-Monet pintava a mesma paisagem repetidas em varias épocas do ano ou horas do dia o que lhe fazia aproveitar o mesmo motivo varias vezes, rendendo-lhe quadros maravilhosos.
-Durante a sua vida teve diversas dificuldades financeiras e para fugir da guerra contra a Prussia fugiu para a Inglaterra.
-Seus quadros eram muitas vezes rejeitados pelas galerias de arte por isso no começo da sua carreira, a fim de agradar as galerias pintava quadros realistas, totalmente diferentes do seu estilo impressionista.
-No fim da sua vida Monet teve catarata, o que afetou bastante suas pinturas, mas alguns anos depois foi operado e voltar a pintar normalmente.
-Suas obras e suas repetidas versões estão espalhadas por todo o mundo.

Eu sugiro vocês lerem a legenda e depois ampliarem a imagem (basta clicar em cima dela) para poderem observar melhor os detalhes.)

Le dejeuner sur l'herbre. Esta é apenas uma versão miniatura do quadro utilizada como "estudo" antes da versão final. A obra foi utilizada como garantia de pagamento do seu aluguel. Mantida em uma cave, teve provavelmente algumas partes mofadas, o que levou Monet a cortar a obra e dividi-la em três partes. Uma delas esta atualmente desaparecida.

Esse quadro é um exemplo da velhice de Monet. Podemos notar algumas deformações na ponte, o que nos faz concluir que ele estava no inicio da sua catarata. (Na exposição tinham uns quadros realmente deformados, eram quase "rabiscos" mas eu infelizmente não achei nenhum deles.)

Compare esse quadro com o quadro abaixo.
Entederam o que eu quis dizer quando Monet se servia da mesma paisagem em varios momentos do dia? Os quadros são parecidos mas não são o mesmo.


Esse quadro é da sua passagem por Londres.

Observe como ele retrata a neve usando tons de azul e amarelo. Observe também como ele pinta a sombras e a luz.

Esse foi o seu ultimo quadro pintado em Paris. Ao contrario do que pensamos, os franceses não estavam comemorando o 14 de julho, mas sim o 30 de junho em comemoração a Exposição Universal.

Observe os reflexos na agua.

Uffa! Esse foi apenas um resumo do que eu vi e aprendi durante as três horas que passei dentro da exposição. E claro que as obras são bem mais bonitas ao vivo mas como vocês não podem ver a exposição tentei trazer um pouquinho dela para vocês. Espero que tenham gostado. Deixem seus comentários.
Obs: tudo o que esta escrito é de minha autoria.

5 comentários:

  1. Adorei o post :) mostra que nem todo tipo de arte além de música e cinema é chato, como muitos adolescentes pensam hoje em dia.
    parabéns!

    ResponderExcluir
  2. exatamente! o objetivo foi exatamente esse.. eu me 'diverti' tanto apreciando as obras dele que chega acho um absurdo alguém achar chato então resolvi vir aqui e mostrar como arte (fora cinema e musica) também pode ser legal..
    obrigada por comentar (:

    ResponderExcluir
  3. As pinturas dele são impressionantes!!!conseguem tocar a alma; temos a sensação, em algumas imagens, que o vento está em movimento.

    ResponderExcluir
  4. é uma merda nem pra faze trabalho é facil

    ResponderExcluir
  5. ba nao consigo responde sobre as obras arco no mar ,parlamento de londres ,a casa de monet

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Tem algo para compartilhar? Sinta-se à vontade. Vou adorar saber o que passou na sua cabeça enquanto você lia esse post.