Image Map Image Map

domingo, 8 de janeiro de 2012

Intercâmbio: tudo o que você precisa saber sobre!

Alguém se lembra do post "Mudar"? Deixe-me refrescar a memória de vocês... Nesse antigo post eu falei sobre mudanças óbvio, sobre como eu sentia que tinha mudado e também sobre como eu "me sinto ainda mais preparada para outras mudanças, mudanças mais radicais que eu vou falar em breve." Depois de um breve não tão breve, chegou a hora de falar sobre essas mudanças. Algum palpite? Quem pensou em "intercâmbio" acertou! Sim, eu vou fazer intercâmbio! Como? Quando? Pra onde? Quanto tempo? Vou explicar tudinho para vocês, se preparem para um post longo porém muito gostosinho.

Como tudo começou?
Faltavam poucos meses para eu completar 15 anos 13 de dezembro, hein galera? Podem me dar os parabéns atrasados e eu ainda não fazia ideia do que eu queria fazer para comemorar essa data tão especial na vida de uma menina. As opções mais comuns são fazer festa ou ir para a Disney. Bom, é claro que eu teria o maior prazer em fazer os dois, mas não eram meu sonho. Festa dá muito trabalho e Disney é muito comum. Pensei em viajar pela Europa com algumas amigas mas acho que nem preciso dizer que no fim das contas, o plano nunca sai do papel nesses casos, né? Então por que não fazer um intercâmbio? Diferente, inesquecível e especial na medida, era perfeito! Foi aí que eu comecei a pesquisar agências, preços e destinos, tudo por conta própria.

Por que fazer intercâmbio?
Eu escolhi fazer intercâmbio porque acho uma experiência incrível e única na vida, principalmente o intercâmbio de high school. Sempre tive vontade de conhecer outros países e novas culturas, além da vantagem de aprimorar, e muito, uma língua estrangeira. Fora tudo isso, por estar sozinha, você aprende a se virar e amadurece muito. Um professor meu uma vez disse que acha que todo mundo deveria ter essa experiência na vida, bom, fica a dica.

Faço um intercâmbio de quanto tempo?
Isso vai de pessoa para pessoa. Eu insisti muito para ficar um ano e acho que vai ser incrível!

Tipos de intercâmbio...
Os tipos mais comuns de intercâmbio são o de férias (você pode optar por se hospedar em uma casa da família e de fato mergulhar na cultura do país ou em um dormitório estudantil com vários outros intercambistas de outros países) e o high school (você opta por passar 6 meses ou 1 ano com uma família local, estudar em uma escola americana e viver o dia a dia como um deles).

Qualquer um pode fazer intercâmbio?
Sim, qualquer um pode fazer intercâmbio. Com apenas alguns detalhes:
-Você precisa ter um conhecimento mínimo da língua do país escolhido.
-Precisa ter suas notas acima de média, sem ter repetido nos últimos 3 anos se não me engano
-Você precisa estar preparado para se virar sozinho e lidar com a saudade.

A escolha da agência...
Sem saber por onde começar, joguei no Google palavras como "intercâmbio, agência, EUA, Canadá, Austrália, etc", na hora surgiram vários sites. Mandei um email para várias agências pedindo um orçamento e, infelizmente, poucas me retornaram. A mais atenciosa foi a Experimento, não só mandaram um email, como me ligaram querendo marcar um encontro ao vivo e depois me enviaram por correio um catálogo especial para o intercâmbio High School. Mesmo com uma STB do lado de casa, escolhi a Experimento e recomendo, viu? Eles foram super atenciosos desde o começo e continuam sendo até hoje, em cada passo da preparação.

Que país escolher?
Nesse caso, vou redirecionar vocês para um post bem antigo que o PP fez falando sobre destinos de intercâmbio. Clique AQUI para ver o post.
Já escolhi o destino e a agência, e agora?
Depois que você escolheu a agência e o país, você precisa fazer um teste para ver se você tem domínio da língua e vai conseguir se virar no país escolhido. Pra quem faz cursinho, o teste é super fácil e é dividido em duas partes: listening (você escuta uma gravação e marca a opção correta) e grammar (tem que escolher a opção que melhor se encaixa na frase). Passou no teste? Hora de fechar o contrato! Assim que estiver tudo devidamente "legalizado", você vai receber o application form, que deve ser preenchido e entregue o mais rápido possível.

Como é esse application form?
O application form é um formulário que você preenche falando sobre você. Esse é o formulário que a sua host family vai ver para te conhecer, portanto, capriche muito, mas sem mentir, é importante que ao ler o formulário, eles sintam que sabem exatamente como você é. O meu formulário era bem grande e ia desde perguntas básicas como nome, idade, país, endereço, religão a perguntas como o que você gostar de fazer, como lida com crianças, o que espera de um intercâmbio, qualidades e defeitos seus, esportes, línguas que você fala, etc. Você e seus pais também vão ter que escrever uma carta para a host family, nessa carta, você deve acrescentar informações que não foram discutidas anteriormente. Também é importante agradecer a eles por te escolherem. Além disso tudo, você ainda deve enviar 6 fotos suas com seus amigos e familiares para que eles saibam como você é. Ainda não acabou! Depois da parte "pessoal", você precisa visitar um médico para fazer uma ficha geral sua e tomar muitas vacinas (caso seu cartão não esteja completo) e depois ir na sua escola e pedir um histórico escolar e um professor para falar sobre você como aluna.

Ainda não acabou...
Depois de entregar o application form, tem uma entrevista (na língua do país) que também é super tranquila. Esteja preparado para falar porque você quis fazer intercâmbio, o que espera dessa experiência, três qualidades e defeitos seus (fui pega de surpresa quando me perguntaram defeitos, fiquei procurando alguma coisa que não fosse tão ruim, risos), o que seus pais acharam disso tudo e se você acha que está preparada para a experiência.

Depois de fazer tudo isso, chegou a hora de esperar. Sim, ainda faltam muitos meses para você viajar e você só recebe sua host family um pouco antes então muita paciência! Por enquanto é isso, assim que eu tiver mais novidades eu posto por aqui. Espero não ter esquecido de nenhum detalhe, mas se alguém tiver alguma dúvida, estou disposta a responder.

23 comentários:

  1. Acho super interessante fazer intercambio e ajuda demais na hora de amadurecer, meu sonho era fazer, mas como não tenho condições, fico aqui no Brasil mesmo. Gostei muito do seu blog!!

    ResponderExcluir
  2. AAAAi que legal!! Sempre quiz fazer intercambio, mas agora já era. Eu pretendo viajar mesmo, sem intercambio! **___** boa sorte lá!

    ResponderExcluir
  3. Intercambio é um sonho. Porém você nos mostra a paciência que devemos ter porque é bastante coisa rsrsr... Seu Blog é maravilhoso!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, agora to com vontade de fazer intercambio, parece ser ótimo!!!
    Bjin*

    http://deardiary-sucker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. @Jaynne Santos/ Júnior Vaz Tem que ter muita paciência mesmo, mas eu acredito que no final, tudo vale a pena.

    ResponderExcluir
  6. OOOOOOH, eu nunca tinha pensado em fazer intercambio, não achava necessário, mas de uns meses pra cá, eu venho me interessado cada vez mais no assunto e esse post, me esclareceu coisas que eu não sabia mesmo !!
    Foi muito bom ter lido, eu quero ir pra algum lugar do EUA, mas claro ainda tenho que treinar muito meu ingles, mas ainda tenho 13 anos, mais 2 anos e pronto ! Acho que ja vou estar bem preparada e me considero uma pessoa madura e independente pra 'morar' sem minha família !
    Beijos e obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em dois anos você com certeza já terá um bom nível de inglês e maturidade suficiente para uma experiência dessas. Caso você escolha os EUA, assim como eu escolhi, para escolher uma cidade, você terá de pagar quase o dobro do preço, chato né?
      Beijo-beijo

      Excluir
  7. vou fazer 15 esse ano em setembro gostaria de mais dicas se tiver seu post foi o mais completo que eu achei se tiver dicas de mais lugares especificos me manda um e-mail te agradeceria

    garota-tendencia.blogspot.com
    raphaela-alcantara@live.com
    twitter: @raphaela_rr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre destinos, eu sugiro que você dê uma olhadinha no seguinte post: http://surtandoedesabafando.blogspot.com/2010/05/intercambios-para-onde-ir.html ele fala um pouco sobre vários países, mesmo assim, vou procurar mais informações, pode deixar.
      Beijinhos

      Excluir
  8. Luu... Tipo, eu vou passar somente ferias nos EUA, mas vou junto com uma amiga e também vou ficar na casa de uma amiga lá.. Mas ela vai nos arrastar para escola. Acha que vou precisar fazer alguma coisa ou sei la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei meio confusa, deixa eu ver se entendi: você e uma amiga X vão passar férias na casa de uma amiga Y nos EUA, certo? Olha, que eu saiba, se vocês só vão passar férias, vocês nem podem ir para uma escola normal tipo High School, a não ser que vocês façam algum curso de idiomas. Espero ter respondido a sua dúvida, se não, pode perguntar de novo, rs. Beijos

      Excluir
  9. Ah, meu sonho e fazer intercâmbio para NY ou Londres, sou apaixonada por tudo nessas cidades, sem contar que eu tenho certa habilidade em inglês, hehe.
    Vou fazer, provavelmente, quando eu terminar o 3º ano, estou no 2º ;)
    Beijos (:

    http://herlovelyheart.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sara, procure ficar atenta com a sua idade, se eu me lembro bem, você não pode completar 19 anos durante o intercâmbio. Beijinhos

      Excluir
  10. Oie,sempre tive vontade de fazer intercambio,e lendo seu post me interessei mais ainda.Seria uma experiencia maravilhosa..Só tenho uma duvida até quantos anos podemos fazer um intercambio high school?
    Beijãão,o Blog táh perfeiito!!Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse para a Sara,se eu não me engano, você não pode completar 19 durante o seu intercâmbio.

      Excluir
  11. Eu sempre quis fazer intercambio, venho procurando tudo sobre esse assunto. Quando achei seu blog tudo se esclareceu. Muito bom, espero conseguir fazer também :D

    ResponderExcluir
  12. Oi, sempre quis fazer intercambio também, mas quando entrei no inglês anos atrás acabei pegando uma turma chata, que se conhecia e enfim, eu acabei sofrendo bullying (é dificil se enturmar quando você estuda numa escola com as mesmas pessoas, tendo os mesmos amigos desde quando voce era um bebe ainda e chegar em uma sala nada acolhedora e cheiaa de gente que já se conhece e pega uma sala que todo mundo estuda junto, se conhece e boa parte das pessoas são amigos desde criança tb) o que me fez pegar o maior trauma do idioma, mas agora anos depois (e depois de ter sofrido outro bullying por ter que ir infelizmente para o mesmo colegio deste pessoal..) no psicologo e voltarei ao ingles, mas agora com um professor que irá me ensinar em casa (farei umas 3h de segunda a sabado) durante exatos 5 meses! Ano que vem vou mudar e passarei pela parte 2: fazer ingles com outras pessoas e me enturmar! Bom, é o seguinte: eu ouvi uma historia de uma garota que fez intercambio no 3 ano, isto é comum? Como é isto? E assim, eu sempre quis aprender ingles e sempre quis morar fora e mesmo com todos os meus traumas eu sempre sonhei em superar meus problemas e acho que esta obcessão por superar isto, me fez ter loucura para morar em Londres ou NY e ate mesmo estudar nas faculdades americanas/inglesas, enfim.. Voce pode me falar sobre intercambio no 3 ano? E para quem quer fazer faculdade la? É isto! :]

    ResponderExcluir
  13. Bom... eu quero fazer intercambio atras vez da universidade!
    quero saber... como... q...ha tipo... tudo mesmo na hr de ir, oq precisa ser levado? quando chegar lá o que devo fazer? quantas pessoas vai estar lá? Como vou saber ir pra lá? como vou conseguir o emprego lá? quando for vou ter meu quarto proprio? a universidade simplismente vai me mandar pra lá? e como vou achar a casa da familia?
    me ajudem pf estou mt ansiosa e nervosa pra essas coisas
    me responda poe email é : tayna_tay_@hotmail.com
    responda o mais rapido possivel pf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já te mandei um email, espero ter ajudado! Beijão (:

      Excluir
  14. Oi Luisa,meu nome é Pamela e eu queria saber se pra fazer o intercambio de férias é preciso ter as notas acima da média.?

    ResponderExcluir
  15. Para onde você vai no seu intercâmbio? E quanto você pagou por ele?

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Tem algo para compartilhar? Sinta-se à vontade. Vou adorar saber o que passou na sua cabeça enquanto você lia esse post.