Image Map Image Map

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Um conselho sobre conselhos


Conselho: juízo, opinião. Conselho: parecer sobre o que convém fazer. Conselho: aviso, ensino, lição, prudência. Conselho.

Muitas vezes quando estamos indecisos, sem saber o que fazer, procuramos a ajuda de alguém em quem confiamos e pedimos um conselho. Escutamos com atenção as ditas sábias palavras do nosso confidente, às vezes concordamos, outras discordamos e depois de discutir a situação chegamos a uma conclusão, uma solução para o problema. Ou pelo menos é isso que esperamos ao pedir um conselho, mas a gente sabe que nem sempre as coisas seguem conforme o planejado.

O grande problema dos conselhos é que, contrariando os nossos desejos, eles não são a solução dos nossos problemas. Conselhos são meras opiniões de mortais que julgamos "sábios", conselhos são palavras, não mágica. É verdade que às vezes eles nos ajudam a lidar com algum problema, mas não são raras as vezes que eles só bagunçam a nossa cabecinha inocente ainda mais.

Uma vez me aconselharam a sempre seguir o meu coração, mas esqueceram de me dizer o que fazer quando o meu coração estiver confuso, não necessariamente por causa de um amor iludido, simplesmente confuso. Devo  aguardar até que tudo se esclareça? Mas e se quando tudo estiver finalmente esclarecido for tarde demais? Devo então pedir um conselho? Mas e se esse conselho me levar a fazer algo e depois eu me arrepender?

Diante de todas essas possíveis complicações que um simples conselho pode gerar, não vou me atrever a aconselhar vocês sobre qualquer coisa. Eu diria apenas que nem sempre a vida é perfeita e ainda vamos acertar e errar muitas e muitas vezes, só precisamos estar preparados para lidar com nossos acertos e erros. Se é que isso já não é um conselho, não é mesmo? De qualquer forma, não me responsabilizarei por qualquer dano colateral. Boa sorte para vocês!

3 comentários:

  1. Bem legaal. Realmente, temos q seguir somente os bons conselhos. Bjs, Stardolleiras

    ResponderExcluir
  2. Sábia querida Lulu, que orgulho de tão nova com tanta sabedoria, como você respondeu a sua própria pergunta, acrescento ao meu conselho de escutar seu coração duas coisas, fazer a experiência é verdadeiramente o aprendizado, escutar profundamente o coração é fazer confiança de que o universo te protege através dele durante o caminho da experiência. O que será agregado ainda a sua latente sabedoria será o tempo. Peça a proteção do universo, essa é uma oração poderosa, e nunca esqueça de junto a ela agradecer tudo, te amo sempre.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto, nunca tive esse ponto de vista por conselhos . Mas você falou a pura verdade e que a verdade seja dita. Beijos
    www.garotaxmulher.com

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Tem algo para compartilhar? Sinta-se à vontade. Vou adorar saber o que passou na sua cabeça enquanto você lia esse post.